Postado por Adm Entre mamães

A Entre Mamães entrevistou as professoras Marcilene Ferrer, Kelly Mendes e Caroline Pellini do Studio MV Pilates para falar um pouquinho sobre este assunto. Confira:

 

Pilates e benefícios

O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

 

BENEFÍCIOS DO PILATES

  • Alonga, tonificar e definir a musculatura;
  • Melhora a postura;
  • Tonificr a musculatura profunda do abdômen;
  • Trabalha a percepção do corpo e da mente;
  • Prevenir e recuperar lesões;
  • Reduzir o “stress” e aliviar as tensões;
  • Deixa sua coluna mais forte e flexível;
  • Aumenta a coordenação e o equilíbrio;
  • Melhora a mobilidade e a agilidade entre outros

 

Gestante pode fazer Pilates

Uma das principais razões que torna o Pilates tão bom para as gestantes, é porque ele é uma atividade física de baixo impacto e ótimo para auxiliar no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto.

Além disso, o Pilates também é ótimo por ajudar as novas mamães a recuperar a forma física que tinham antes da gravidez.

É sempre importante lembrar que, antes de iniciar qualquer atividade física, a mãe procure por orientação médica. Se ela nunca fez Pilates antes, o ideal é que comece depois do 3º mês de gestação.

 

Existe alguma restrição.

A contra indicação é relativa e depende de cada caso. Por isso, consulte sempre seu ginecologista-obstetra quanto à liberação da prática de exercícios na gravidez. No caso de uma mulher que já praticava exercícios, não existem restrições.

Não machuca o bebê pelo contrário acalma ele e traz bem estar a mãe.

 

Quantas vezes praticar pilates

A duração de uma aula para gestante é a mesma de uma aula convencional e são recomendadas pelo menos duas aulas por semana para que a gestante possa sentir os benefícios da prática em seu dia-a-dia.

 

As aulas

No Studio MV Pilates utilizamos aparelhos específicos da modalidade, bolas, acessórios, TRX e Pilates Suspensus (modalidade que se baseia nos princípios do Pilates).

Os exercícios são nos aparelhos e também fazemos no solo.

 

Cuidados que a gestante deve tomar

Com a gravidez avançada, não é indicado deitar de bruços, pois a posição comprime o útero contra as costas e diminui a quantidade de sangue que chega ao bebê. A mãe também não deve prender a respiração por muito tempo durante o exercício porque o bebê também fica sem oxigênio.

As gestantes não devem praticar nenhuma atividade que eleve a frequência cardíaca a mais de 120 batimentos por minuto, pois isso diminui a circulação sanguínea.

Busque um studio especializado tanto na aplicação do Pilates como na formação de instrutores do método.

Tenha uma gestação saudável pratique Pilates!!!

Marcilene Ferrer

 

Sobre:

Marcilene Ferrer– Educadora Física (Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Metrocamp, pós graduada em Personal Training, Dança, Treinamento Funcional, Pilates Suspensus, Board Pilates, Pilates Avançado)

Kelly Mendes– Fisioterapeuta (Graduada em Fisioterapia pela Universidade Paulista)

Caroline Pellini– Fisioterapeuta (Graduada em Fisioterapia pela Universidade Paulista)

 

Studio MV Pilates

Endereço: Av. Edward Fru Fru Marciano da Silva 361- São Guilherme

Tel: (15) 4141-0929

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