Postado por Adm Entre mamães

A felicidade não está ligada diretamente a um presente ou algo material. É muito mais que isso. Crianças mimadas demais ou poupadas de emoções podem se tornar adolescentes chatos, descontentes ou terem problemas emocionais, diz o psiquiatra Edward Hallowell, autor de The Childhood Roots of Adult Happiness.

A boa notícia é que não é preciso ser psicologo para saber trabalhar com o interior da criança. Com paciência, todos os pais tem conhecimento para educar seus filhos e dar uma base sólida para a vida. Não existe fórmula, pois depende muito da formação que tiveram quando crianças e de como a criança irá reagir.

Alguns sinais

O recém-nascido demonstra quando está alegre ou está triste e muda de expressão muito rapidamente, você consegue perceber no rostinho da criança o que ela está sentindo naquele momento. Se você sentir que seu filho passa a maior parte do tempo chorando, isso se dele ao fato dos bebês desenvolverem a capacidade de experimentarem o estress antes da felicidade. Choros e expressões existem por algum motivo. Elas servem para pedir socorro aos pais, significando que algo está errado.

A sensibilidade da mamãe consegue entender se o bebê está com frio, fome, sono, cansada ou se quer brincar. Quando ele sentir algum desconforto físico, irá chorar com as sombrancelhas arqueadas ao meio e os cantos da boca virados para baixo. Quando for raiva, o rostinho dele ficará vermelho,  maxilar fecha e ele grita, feito um animalzinho.

Cada criança irá desenvolver sua forma de chamar a atenção dos pais para dizer o que sente. Umas choram mais, outras ficam mais apegadas ou carentes. Com o passar do tempo, você vai entender os macetes e reconhecerá quando algo está errado.

Criança Saudável

As principais ações para uma criança saldável é alimentação, exercícios e sono. Uni-los é fundamental para o bem-estar de qualquer pessoa. Procure deixar espaços para que seus filhos possam engatinhar, brincar e correr pela casa. As atividades diárias ajudam a ter uma boa atividade física.

É importante ressaltar que bebês precisam ter rotina com rituais e horários definidos para cada atividade entre mamar, tomar banho, brincar e dormir. Prefira alimentos leves e balanceados para crianças que não estejam amamentando. Preste atenção a possiveis alterações de humor relacionadas a alimentos como açúcar, chocolates, pães. Para algumas crianças dão energia, outras causam irritação. É verdade, alergias a certos alimentos podem causar irritação.

Lembre-se dos horários de sono, quando melhor a criança dormir, mais disposta ela irá acordar.

Problemas, como resolver

É importante os pais atenderem as necessidades das crianças e ajudá-las nos primeiro seis meses de vida. Mas em uma certa idade é importante deixar que elas respondam aos problemas que possam surgir. Se os pais ficarem toda hora respondendo cada choro, cada soluço ou cada “briga”, elas não aprenderão a resolver sozinhas. Deixe com que os estímulos da vida façam com que ela aprenda o que é certo e o que é errado. É importante e faz parte do aprendizado. Pode-se orientar, ajudar, aconselhar mas não se deve resolver tudo e deixar a criança vulnerável.

Referência

As crianças seguem os pais como modelos. Eles são a referência para elas como exemplo de atitudes, pensamentos e ações. Eles servem de espelho para elas. Se você sorri, ela sorri. Se você chorar, ela chora. Por isso é sempre importante manter a calma em um momento que ela cair para ajudá-a a superar a dor. Se entrar em pânico, a criança vai entrar também. Sabemos que as vezes estamos no limite, cansadas, final de dia. Mas se descontarmos nossa raiva ou ansiedade nas crianças, elas irão sentir a mesma coisa ou agir da mesma forma no futuro. Pense nisto.

Cultive bons hábitos

– Ajude ao próximo – sirva de exemplo para seus filhos

– Sorria, cante, dance

– Abrace

– Deixe que seus filhos deem comida na sua boca, penteiem seu cabelo, amarrem seu sapato – pequenos gestos podem deixá-los felizes

– Ensine seus filhos a guardarem os brinquedos ou a arrumarem o quarto de forma divertida, como homenageá-los com medalhas de quarto mais limpo ou de dever cumprido, pode ser adesivos com estrelinhas.

– Passeie com eles ao ar livre, deixe-os jogar bola, correr, pular corda, dançar.

Com hábitos saudávei

Happy little girl lying on the floor at home

s e uma boa educação, seus filhos serão felizes pode ter certeza disso. Observe sempre seu comportamento e esteja presente em cada dificuldade que eles vierem a enfrentar, aconselhando e ajudado ele a se desenvolver.

Deixe seu comentário