Postado por Adm Entre mamães

Todos nós, pais e mamães aguardamos ansiosamente pelas primeiras palavras, pelos primeiros passinhos, pelo primeiro gesto de amor, não é mesmo? Agora só falta comer sozinho.

Alguns pais têm receio de deixar a criança se alimentar sozinha com medo dela se engasgar ou se machucar. É normal. Porém a partir dos 8 meses de idade, a criança já consegue segurar uma fruta ou pãozinho. É importante deixa-la ter contato com formas e texturas diferentes. Assim ela se acostuma e vai aprendendo a se alimentar. Mas faça isso gradativamente.

Separamos algumas dicas para ajudar neste processo:

Seja paciente

Deixe ele pegar com as próprias mãos. Não tem problema se sujar.

Brinque com a comida

Faça aviãozinhos, incentive a imaginação do seu filho para formatos e cores de comidas, desenhe com molhos, apresente formas coloridos.

Utilize Talheres

Aos poucos, conforme seu filho for posicionando melhor seus movimentos e estiver com o braço e mãos firmes, inclua talhares como garfos ou colheres. Cuidado com facas, mesmo as sem ponta podem machucar o bebê e ele ainda não saberá cortar alimentos grandes. Para isso demonstre para ele como faz. Assim ele pegará o jeito e seguirá seu exemplo.

Utilize outros objetos

Substitua a mamadeira por copinhos, de preferência os que tenham alças para a criança segurar. Ele treina a coordenação da criança e simula o mesmo movimento que a boca do bebê faz no peito da mãe, ao contrário da mamadeira.

Sirva de exemplo

Sabemos que nossos filhos são muito observadores e acabam “imitando” tudo o que a gente faz. Então, sirva de exemplo. Alimente-se com comidas saudáveis, utilize adequadamente os talheres, guardanapos e copos na mesa. Siga um horário determinado para a alimentação. Crie uma rotina. Desta forma eles saberão a hora certa de comer e se acostumarão com isso.

 

Fonte: Guia do Bebê, Revista Crescer.

Deixe seu comentário