Postado por Karen

O método Montossori foi desenvolvido pela educadora e médica Maria Montessori em 1907. Sua pedagogia propõe a criação de um ambiente com ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

De acordo com Montessori, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza da criança, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na sua evolução e não o contrário.

 

Veja algumas dicas abaixo para montar um quarto Montessoriano:

 

Mamães, olhem que charme esta decoração com casinha de madeira. Super fácil de fazer, educativo e ainda as crianças irão adorar. Outra técnica é colocar um espelho ao lado da cama para que a criança desperte sua mobilidade, afeições e reflexos.

MontessorianoFonte: Pinterest

 

Outra ideia interessante é transformar o quarto em um cenário. Este, por exemplo, imita uma casa na árvore. Com direito a rede e balança de Pneu.

Casa na árvoreFonte: Pinterest

 

Uma ótima técnica para um quarto Montessoriano é pintar a parede com tinta magnética. Desta forma, a criança poderá interagir com a parede e brincar com ímãs formando palavras. Outra dica importante é ter sempre livros para estimular a educação dos pequenos.

Parede MagnéticaFonte: Pinterest

 

Colchões no chão possibilitam a criança sair e voltar quanto quiser, sem proporcionar perigos. Os brinquedos também devem ficar na altura da criança para que ela consiga manusear com facilidade.

MontessoriFonte: Pinterest

 

Menos é sempre mais. Um quarto educativo e eficiente não precisa ser cheio de coisas para interagir a criança, não é este o propósito. Opte por quartos que tenham decorações mais leves, pois assim elas criam um clima mais acolhedor e tranquilo.

9fa220410a17f51c626033af5d8f4fb3Fonte: Pinterest

One thought on “Você sabe como montar um quarto Montessoriano? O que é e para que ele serve?

  1. Adorei as dicas, mas tenho uma dúvida: tem uma idade indicada para colocar a criança dormindo assim com o colchão no chão?
    Obrigada e beijinhos!

Deixe seu comentário