Postado por Karen

Muitas mamães têm dúvidas quanto a pedir para as visitas lavarem as mãos antes de carregarem os recém-nascidos. Mesmo com o álcool em gel ao lado, é importante lavar bem as mãos antes de ter o contato com o bebê. A água e o sabão são as formas mais eficazes para a limpeza, prefira sabonetes antibacterianos.

Recém-nascidos ainda são muito frágeis, e eventuais infecções que peguem podem se agravar rapidamente, por isso todo cuidado é pouco. Principalmente a mamãe e o papai que estarão em contato direto com o bebê. Se chegarem da rua, forem al banheiro ou trocarem as fraldas do bebê, lavem as mãos antes de pegá-lo no colo. Também evite beijá-lo no rosto e peça que as visitas jamais o façam, pois ele pode pegar doenças como sapinho, herpes ou adquirir infecções virais ou bacterianas provenientes de tosse ou espirros. Se seu parente ou amigo estiver doente, peça que se recupere antes de fazer uma visita. E lembre-se que a primeira forma de contágio, pelas mãos, é geralmente esquecida pelas pessoas.

Vocês devem ter acompanhado o caso do bebê na Inglaterra que quase morreu após contrair herpes labial por conta de um beijo recebido na boca. Matéria: UOL

O herpes do recém-nascido é considerado uma infecção grave que pode causar danos permanentes no cérebro, fígado e pulmões, podendo levar à morte. Por isso mamães, devemos tomar alguns cuidados na hora de receber visitas, principalmente nos primeiros dias, no qual o recém-nascido ainda está frágil e sem anticorpos suficientes para combater bactérias. Claro que não devemos ficar paranoicas com isso. Apenas peça que as visitas não beijem o bebê e lavem as mãos antes de carrega-lo colo.

Por isso, todo o cuidado é pouco! Se ainda tiver dúvidas ou receios procure seu pediatra.

 

Fonte: Babycenter, Marie Claire.

Deixe seu comentário