Postado por Karen

Mamães, bom dia!!

Hoje trazemos uma entrevista com uma fotógrafa sensacional, a Kika Damasceno. Residente na cidade de Sorocaba, ela trabalha há 3 anos com fotografias infantis e vem se destacando pela qualidade de seus trabalhos, pela criação de projetos incríveis junto às mamães da região e principalmente pelo amor ao que faz. Confira:

 

EM: Nos conte um pouquinho sobre a sua profissão. Você trabalha há quanto tempo como fotógrafa?

KD: Sou formada em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e em 2008 escolhi fazer o que eu realmente amo, a fotografia. Desde então venho estudando a fotografia e em especial, fotografia de família que é minha grande paixão. Ver as mamães em especial, olhar o resultado de um ensaio é muito gratificante, é emocionante. Fotografia é extensão do que eu sou, minhas fotografias têm sempre um pouco de mim.

KIK_9539

EM: Você sempre quis trabalhar nesta área?

KD: Desde que me conheço por gente gosto de fotografia, meu primeiro salário comprei minha primeira câmera, isso aos 15 anos. Mas nunca pensei em trabalhar com a fotografia, achava que trabalho é coisa chata, e fotografia era muito legal para ser trabalho, algo que me inspirava, que me fazia bem, me levava pra outros mundos… e trabalho pra mim não podia ser tão especial assim. hahahahaha

Mosaico ewborn

EM: O que mais chamou a sua atenção no segmento infantil?

KD: Sou mãe das lindas Keth Damasceno, 18 anos e tbem fotógrafa e da Anna Damasceno, 2 anos e 10 meses, futura artista se seguir nossos passos, até porque o pai é músico, então está encaminhada para as artes, quer dizer, arte ela já faz de monte. hahaha

Criança é especial demais, é espontânea… não conheço ninguém que olhe uma boa foto de uma criança e não afine a voz e diga: ooooin! hahahaha

Criança é mágica, nos deixam encantadas com suas fofurices. Mas foi em 2012 quando engravidei da Anna que minha paixão pela fotografia de criança reacendeu, foi nesse momento que decidi estudar o famoso ensaio newborn e desde então não parei mais. Amooo a cada dia mais e sou apaixonada por registrar momentos dessas crianças em família também.

DRE_3588

EM: Quais as fotos mais solicitadas pelas mamães? 

KD: Não sei se é sorte, mas minhas clientes não me pedem um tipo de fotografia especifica, eu gosto muito de criar e em cada ensaio, tento algo novo e elas gostam disso, ser diferente de outro ensaio, então elas dizem: confio em você, faça o que você quiser. Ai eu piro! Claro que os locais são sempre discutidos antes com elas, sempre quero saber o que elas esperam do ensaio, em que tipo de locação, enfim, mas o resto é sempre comigo, até porque criança é uma caixinha de surpresas, você nunca sabe como vão reagir e cada uma reage de uma forma.

 _DSC7802

EM: Recentemente você iniciou com um projeto: “Divando na amamentação”. Conte-nos um pouco mais sobre ele.

KD: Esse projeto é muito especial pra mim, primeiro porque sou mãe e amamentei minha última filha até os 2 anos, sou muito defensora desta causa, leite materno é a melhor opção sem dúvidas. Depois porque eu queria mostrar que é um ato angelical, um ato de amor e carinho. Quem já viveu este momento sabe do que eu estou falando, é um momento único de trocas de energia, de amor, enfim. Eu queria mostrar para o mundo que a mulher que amamenta é uma Diva também, são exageradamente lindas. Claro que a autoestima das mulheres sem dúvida aumentou e muito e uma das minhas intenções também era essa, afinal, ter um filho é ter um pedaço do seu coração batendo do lado de fora do seu peito, e muitas vezes nos deixamos de lado para viver por eles. E outro ponto que pensei também é sobre esse preconceito que ainda vivemos em pleno século 21, de que a mulher não deve amamentar em público, este ainda é um projeto em andamento, mas já tenho algumas fotos onde uma mãe está fazendo compras e amamentando, o que é comum pra muitas mulheres, afinal, temos que fazer tudo que já fazíamos e ainda ser mãe.

KIK_4585-Recovered

 

EM: “Smash the cake” é uma técnica utilizada para fotografar o bebê enquanto  ele esmaga o bolo. O que você pensa sobre esta técnca? É segura? Vale a pena ou machuca o bebê? 

KD: Smash the Cake, é uma meleca deliciosa. Em geral, as crianças não curtem muito, principalmente depois dos 11 meses que é quando fazemos o ensaio. Elas normalmente têm aflição da textura da cobertura e nem sempre dá certo como os pais gostariam. Mas isso depende de cada criança. Normalmente as crianças menores de 1 anos ainda não conhecem o sabor do açúcar e estranham bastante. Tem também quem faça a cobertura sem utilização do ovo na receita, o que é importantíssimo na minha opinião.

O lado bom é que os pais adoram as caras e boas que as crianças fazem ao experimentar essa nova experiência, eles riem muito em ver as carinhas engraçadas. Eu prefiro não insistir quando a criança não quer fazer a bagunça, prefiro dar uma “sujadinha” nelas e clica-las. Depois, o que vier é lucro. É muito seguro o processo todo, desde que o cupcake gigante seja de fornecedores confiáveis e que evitem ovos na receita. Hoje em dia também temos o Smash de Fruit (feito com frutas), que algumas mães têm preferido no lugar do Smash the cake.

KIK_2462

 

EM: Quais são as opções de fotografias que você sugere para as mamães? Existem pacotes prontos?

KD: Além de datas comemorativas, registrar o crescimento, as fases da criança é algo que eu acredito que seja muito importante. Fotografar um recém-nascido por exemplo, é uma fase que passa rápido demais, são apenas dias pra você fazer esse tipo de foto, depois ele deixa de ser um recém-nascido e vem as fases de um bebe: sorrir, sentar, engatinhar, andar, são fases importantes que passa num piscar de olhos. Depois vem o crescimento, as gracinhas, enfim, cada fase é importante e única. Fotografar a família é tão importante quanto. Imagina você, se tivesse todas essas fases da sua vida registradas, que especial que seria. Eu tenho pacotes pra tudo, hoje em dia é muito mais acessível e só não faz fotos quem realmente não quer.

KIK_0981 

EM: Falando um pouco da atualidade, o que você acha das mídias digitais e os aparelhos eletrônicos mais avançados? Substituirão a fotografia?

KD: Nada vai substituir a fotografia de fato. Por mais que hajam celulares com super câmeras e de fácil acesso, mídias sociais pra postagem destas fotos, quem é que não gosta de ter, ver, segurar um álbum com fotos impressas?

Claro que hoje tudo é mais fácil, podemos registrar qualquer coisa a qualquer momento com aparelhos eletrônicos, mas pra quem gosta mesmo da arte, sempre vai procurar um bom profissional pra fazer daquele momento, único. Sempre me perguntaram se eu não tinha medo dessa tecnologia toda, mas não, não tenho, acho até que somos mais valorizados por isso, porque ter uma boa câmera não significa que você faça boas fotos.

DSC_5642

 

EM: Em relação as novidades, o que você está preparando para as mamães? Algum projeto futuro?

KD: Ahhhh, novidades, adoro! hahaha.

Tem um projeto novo para acontecer. Projeto Crespos. Não sei ainda se esse será o nome, aceito sugestões. hahahaha.

É um projeto voltado a crianças que tenham crespos, cachos, enrolados, bagunçados, seja qual for o termo que quiserem usar, mas também é sem fins lucrativos e com objetivo de divulgar a beleza dos cabelos crespos. Tenho uma enteada de 8 anos que tem cabelos crespos M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O e não entendeu isso ainda. Ela sempre pede para que alise o cabelo dela e sua mãe já atendeu seu pedido para minha tristeza. Então, pensando nela criei esse projeto para registrar essa beleza e mostrar para o mundo que você tem que ser você, cabelos crespos, cacheados também é maravilhoso! Tudo tem sua beleza e eu sou apaixonada por essa. Quero que essas crianças e principalmente seus familiares vejam o quanto são belos e incentivem elas a assumir essa característica, porque pra mim, a maior “culpa” são dos pais que não incentivam essas crianças a se amarem. Vamos mudar isso!

KIK_3411

 

Confiram mais fotos da Profissional:

DSC_4584-Editar-EditarDRE_2106 DRE_1451-Editar DSC_4448 DSC_4634-Editar KIK_1034 KIK_4938 KIK_5427 KIK_5486 KIK_5708 KIK_5933 KIK_6036 KIK_7264-Editar KIK_7486 lis-20-5 lis-20-42 lis-20-36 lis-20-40

 

E ai gostaram? Compartilhem com amigas mamães e vivenciem esta experiência. É tão gostoso recordar depois que os pequenos crescem, não é mesmo?

Deixe seu comentário