Postado por Karen

Que os recém-nascidos só comem, dormem e mamam nós já sabíamos. Mas eles apresentam muito mais coisas que possuem um significado importante. Confira:

 

Amor

Quando nascem, os bebês sentem uma necessidade física de serem alimentados, trocado e banhados. Ao fazê-los, os pais passam segurança e demonstram um carinho, um cuidado e bem querer. Cada gesto conta. Como eles são muito sensíveis, percebem o carinho e a atenção dos pais num simples gesto, em uma conversa (eles gostam de ouvir a voz dos pais) ou no toque (nesta fase é muito importante o contato físico pois eles se sentem desprotegidos fora do útero da mãe).

 

Cheirinho dos pais

Nesta fase o bebe reconhece o cheirinho da mamãe e do papai. Nada de perfumes, sabonetes ou desodorantes, apenas o cheiro natural do nosso corpo. Quando colocamos ele em contato com a nossa pele, ele se sente calmo e seguro. Alguns tecidos ou objetos pertencentes aos pais, podem acalma-los se deixados próximos ao berço. Mas nada de colocar objetos pontiagudos ou algo que possa machucar o bebê. Opte por fronhas, lenços de tecido (limpos) ou pelúcia.

 

Aparência diferente

É comum os bebês nascerem com uma aparência diferente das esperadas pelos pais. Por conta do parto, alguns apresentam pálpebras inchadas, cabecinha com forma diferente, narizinho achatado, órgãos genitais inchados etc. Mas isso muito normal e tendem a passar algumas horas depois do parto.

 

Reflexos

Os pequenos possuem reflexos para cada ação que fazemos e cada um deles tem um porquê. Quando tocamos levemente nosso nariz ou batemos palminhas a uma certa distância, ele irá apertar os olhinhos. Ou então se o erguer sem segurar a cabecinha, ele irá deixar a cabeça cair para trás. Se tocá-lo de repente, ele irá abrir os braços e pernas (reflexo de moro). Se você tocar a palma da mãozinha dele com o dedo, ele irá tentar agarrar o seu dedo com firmeza (reflexo de preensão). Se você tocar de leve a base do pezinho, ele irá abrir os dedos do pé e esticar o polegar para cima.  Outro reflexo que o bebê tem é se você acariciá-lo na bochecha ou no canto da boca, ele irá virar a cabeça de lado, abrir a boca e fazer movimentos com a língua na tentativa de sugar. Este reflexo é chamado de reflexo de sucção, pois o bebê sente a necessidade de mamar. Ou ainda, se você o colocar de pé segurando pelas axilas, inclinando-o levemente para frente com os pês apoiados em uma superfície dura, ele fará movimentos de caminhada (reflexo de marcha).

 

Choro, muito choro

Esta é a única forma que ele sabe para se comunicar com os pais. Pode significar fome, fralda suja, frio, calor, posição desconfortável, incômodo, irritação por barulho ou luz, estresse diante da movimentação de adultos ou ainda pode ser apenas cansaço ou sono. Mas é importante ficar atenta aos movimentos dos pequenos e se tiver feito tudo e o choro persistir, procure seu médico.

 

Cocô

Nesta fase é normal os bebês fazerem muito cocô. Ele por apresentar o que chamamos de reflexo gastrocólico exaltado, que leva alguns bebês a evacuar logo após ou já durante a mamada. Também é esperado que as fezes tenham um aspecto amolecido e isto não deve ser confundido com diarreia. Mas qualquer alteração de cor e textura, converse com seu pediatra.

 

Fontes: Bebe S2 Mamãe, Mdemulher, Boa Saúde

Deixe seu comentário