Postado por Adm Entre mamães

Pintar, desenhar, recortar, fazer colagens, brincar com massa de modelar… todas essas atividades lúdicas despertam a imaginação e desenvolvem a criatividade das crianças. E por que não incluir nessa lista também a atividade de fotografar?

Como ensinar fotografia para crianças em 5 passos

Imagem: Pixabay

A fotografia não só é uma arte que permite captar o que está ao nosso redor, como possibilita ainda mostrar o mundo de acordo como o fotógrafo o vê. Quando se trata de crianças, então, o ato de fotografar costuma revelar um olhar totalmente diferente do adulto – geralmente muito mais livre e curioso.

Que tal ensinar seus filhos a fotografar e deixar eles expressarem os seus sentimentos e toda a sua sensibilidade artística? Confira cinco dicas práticas para despertar o pequeno fotógrafo que existe dentro de cada criança:

1. Escolha uma câmera apropriada para a idade da criança

O primeiro passo para ensinar fotografia para as crianças é escolher uma câmera apropriada para a idade de quem está aprendendo. Câmeras descartáveis são uma ótima opção para crianças pequenas e que não têm muita coordenação motora, já que no caso de uma queda não tem tanto problema se a câmera estragar.

02

Imagem: Angie Six

Já as câmeras digitais e que oferecem variedade de recursos são mais interessantes para crianças um pouco mais velhas. E, se houver disponível, os adolescentes vão se sentir verdadeiros fotógrafos com câmeras profissionais ou semiprofissionais.

2. Explique noções básicas de fotografia

Será que seu filho sabe como funciona o processo de captura das imagens? Comece explicando para ele um pouco da história da fotografia, o conceito de luz e sombra, a evolução das máquinas fotográficas, entre outras curiosidades. Aqui neste site tem várias informações sobre o mundo da fotografia que vocês podem pesquisar juntos.

3. Ensine seu filho a operar a câmera

Depois, mostre para o seu filho como operar a câmera: como segurar o equipamento, onde posicionar as mãos, quais botões apertar, como regular o foco e como usar o flash. Para os adultos pode parecer um pouco básico, mas é importante rever cada etapa certinho. Afinal, ninguém nasceu sabendo andar de bicicleta nemcomo lavar tênis, não é verdade?

3

Imagem: U.S. Department of Agriculture

4. Mostre como enquadrar as fotos

O próximo passo é ensinar a criançada algumas noções básicas de enquadramento, que é necessário posicionar a fonte de luz em frente ao objeto que se quer fotografar. Vocês podem, por exemplo, testar várias intensidades de luz. Outra dica é brincar com a abertura do diafragma e a velocidade do obturador para ver o efeito que isso causa nas imagens.

5. Deixe seu filho soltar a imaginação com a câmera

Agora é hora de deixar o filhote pôr a mão na massa! Solte a criança com a câmera na mãe e deixe-a explorar o ambiente ao seu redor. A natureza é sempre uma ótima fonte de inspiração para fotos, por isso um parque ou áreas verdes são sempre uma ótima opção. Reunir os amigos para fotografar ou fazer uma gincana de fotos também são formas de tornar a atividade ainda mais divertida.

4

Imagem: Blue Mountains Library

Viu como não é difícil ensinar fotografia para a criançada? Qualquer atividade, seja simples como lavar tênis ou mais complexa como aprender uma arte, fica mais simples depois de um passo a passo. 😉

E você, ficou com vontade de ensinar as crianças a fotografar? Acha que seus filhos iriam gostar de aprender a tirar fotos? Conte nos comentários!

 

Por Juliana Ribeiro – Blog De Menina a Mãe

assinaturajuliana

Deixe seu comentário