Postado por Karen

De modo geral os dentes começam a nascer dos 3 aos 12 meses. De início, as crianças começam a babar-se com muita intensidade, ficam nervosas, choram com muita frequência, têm as gengivas inchadas e enrijecidas. Pode igualmente, surgir diarreia, alterações gastrointestinais, gases, e, mais raramente, um pouco de febre. Estes indícios são sinônimo de que, os dentes estão para vir.

A produção de saliva, mais do que o habitual, tem a ver com as transformações nas gengivas, provocada pelo rompimento dos dentes. A criança sofre um pouco com o nascer dos dentes. É uma sensação, comparável ao nascimento do dente do siso no adulto. A dor varia de criança para criança, não sendo igual para todas.

Os mordedores são uma boa forma de consolo. Ao menos a criança, morde um objeto que é seguro. Os bebes necessitam de morder, pois é uma das formas de exploração dos objetos, e ajuda-os a acalmar a dor e a fazer com que o dente, perfure melhor a mucosa.

O paracetamol poderá aliviá-los, ou alguma pomada, sem açúcar, desde que a mesma seja indicada pelo médico.

A presença de um odontopediatra é muito útil, porque é a pessoa indicada para este tipo de processo. Ainda que os dentes de leite caiam mais tarde, são eles que marcam o lugar decisivo para os restantes que nascerão a seu tempo.

Um abraço

Cris Poli

Deixe seu comentário