Postado por Karen

O carnaval é uma época muito esperada. Fantasias, confetes e serpentinas fazem a diversão da criançada, mas devemos ficar atentas a saúde de nossos pequenos

Cuidados com seu bebê:

Som alto: Ele afeta a audição do bebê podendo causar incômodos e até o rompimento do tímpano. O ideal é mantê-los mais distantes da caixa de som. Se seu bebê tiver menos que três anos de idade, não é aconselhável ir a blocos e desfiles pois o uso de bebidas alcoólicas, sprays e cigarros podem causar alergias aos pequenos.

Fantasia: Opte por roupas leves, de preferência aquelas que ajudem na transpiração. O calor poderá causar irritação na pele do bebê. Além disto, utilize fantasias que sejam fáceis de tirar para que eles possam fazer xixi.

Maquiagem: Opte por maquiagens próprias para crianças, elas são hipoalérgicas, a base de água e devem ser aprovadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para removê-las, utilize lenços umedecidos. Não é recomendado para crianças com menos de três anos.

Hidratação e alimentação: É importante que o bebê consuma bastante água para evitar a desidratação. Água de coco, sucos naturais e sorvetes de frutas são uma boa escolha. Fique atenta aos horários de alimentação, levando sempre uma fruta, alimentos leves, lanchinhos em um isopor. Cuidados com salgadinhos e refrigerantes, pois o excesso de sal podem levar ao risco de desidratação.

Exposição ao sol: Evite sair de casa das 10h às 16h pois os raios UV apresentam maior intensidade. Utilize sempre protetor solar (de acordo com a indicação FPS – fator de proteção solar indicada pelo seu médico), passando-o sempre 15 a 20 minutos antes de sair de casa. Não é recomendada a utilização de bloqueadores solar em crianças menores de seis meses, pois pode ser toxico ao organismo do bebê.

Matinês: Alguns clubes possuem matinês em salas separadas para crianças de 1 ano e acima dos três anos de idade. Se o local for separado não há problemas em levar seu bebê pois não correrá o risco de ser empurrado ou se perder, nem mesmo estarem sujeitas a barulhos excessivos.

Cuidados na gravidez:

Não há problemas em grávidas curtirem o carnaval, desde que atentem-se aos cuidados com a sua saúde e a do bebê.

– bebidas alcoólicas nem pensar, são prejudiciais para a mamãe e o bebê;

– baba bastante água ou água de coco, é importante hidratar-se;

– use roupas leves como vestidinhos ou bermudas com camisetas de algodão. A prioridade é ficar confortável;

– coma bastante frutas, lanches saudáveis de preferência a cada três horas;

– se for em blocos de rua, passe protetor solar e leve um chapéu para se proteger do sol. Atente-se aos lugares muito movimentados para não cair ou levar nenhum empurrão e cotoveladas (se a pancada for muito forte, poderá causar um deslocamento prematuro da placenta, o que é perigoso para o bebê);

– não pule, prefira moimentos mais calmos;

– se estiver cansada, procure um lugar para sentar, respire um pouco e se refresque.

Deixe seu comentário