Postado por Karen

Muito se fala sobre a famosa Quarentena, Puerpério ou Resguardo – período de até 45 dias pós-parto. O que pode e o que não pode neste período? O que é mito e o que é verdade? A Entre Mamães foi atrás das informações para tirar suas dúvidas.

Antigamente, como os recursos médicos eram escassos, as mulheres acabavam ouvindo mitos e “crendices” das tias, avós, bisavós e conhecidos. Cada um passava o que ouviu ou que vivenciou em algum momento de suas vidas.

Hoje, com o auxílio médico, é possível fazer cessar o caráter místico e revelar algumas delas:

Não pode lavar a cabeça

MITO: Esse hábito surgiu numa época em que a menstruação era vista como uma doença e quando o Puerpério, período em que a mulher ficava resguardada após o parto, era encarado como uma quarentena em que as mães ficavam sem tomar banho. – Isso não é verdade! Pode lavar a cabeça à vontade, pois higiene é muito importante sempre!

Ter relações sexuais neste período não engravida

MITO: A possiblidade de gravidez pode ser reduzida por conta da amamentação, mas, ela pode acontecer. A fertilidade retorna normalmente após quarenta e cinco dias de um parto em uma gestação de nove meses. Se a mulher estiver amamentando, ela deverá recorrer a um método contraceptivo eficaz de uso permitido durante a lactação.

O cabelo cai

VERDADE: Sim. O cabelo tende a cair por causa da alteração nas taxas hormonais. Mas fique calma, tudo isso é normal. Passando este período, as transformações que ocorreram durante a Quarentena, retornam ao normal.

Não pode relações sexuais pós-parto

VERDADE: Nada de sexo neste período. Os vasos do útero, local onde ficava a placenta estão abertos, facilitando o risco de contaminações e infecções. Além disso, o atrito do órgão masculino durante a penetração poderá causar dor. Passado esse prazo, as relações devem ser iniciadas de maneira lenta e progressiva. No início, é comum a sensação de ardor. Se persistir, o médico pode indicar remédios de uso local que aliviam o mal-estar.

Não pode fazer exercícios físicos.

VERDADE: Os exercícios neste período são proibidos mesmo. Somente após quarenta e cinco dias você poderá fazer exercícios leves como caminhada e natação.

Exercícios aeróbicos e musculação deverão ser evitados, podendo retornar após dois meses. Outros mais intensos como spinning, aerojump, bike, danças entre outros, somente após três meses.

É proibido subir escadas

MITO: Pode subir sim, mas faça com cautela. Quem teve cesárea, deverá tomar um cuidado maior, pois exercícios excessivos poderão abrir os pontos.

Não pode dirigir

VERDADE: No primeiro mês não é aconselhável, pois ao movimentar os pedais, você mexerá a musculatura abdominal, na região do períneo e, com isso, a cicatrização do pós-parto poderá ser prejudicada. Espere pelo menos trinta dias para dirigir.

IMPORTANTE

Não se esqueça de beber bastante líquido, aliado a uma dieta rica em fibras para estimular o intestino e eliminar os gases. Ah, ficar cansada e até um pouco triste às vezes é normal, mas, se sentir que isso tem prejudicado sua vida e os cuidados com o bebê, procure seu médico.

Deixe seu comentário