Postado por Karen

Muitas mamães modernas após o término da licença maternidade, não sabem o que fazer: voltar a trabalhar ou fazer uma pausa na carreira e trabalhar de casa?

Se você pretende voltar a trabalhar para manter o orçamento familiar, seguem algumas dicas:

– antes de retornar ao trabalho, crie uma rotina de amamentação para o seu bebê, assim ele se acostumará com os horários de mamar;

– estabeleça um cronograma no qual você consiga amamentar antes de sair e quando voltar;

– estoque o leite materno para a amamentação quando não estiver em casa, mas lembre-se que o leite materno dura apenas um dia na geladeira, após este período jogue fora. Se precisar armazenar por mais tempo, deixe no freezer por até 15 dias.

– aprenda a lidar com a sensação de perda, vazio e luto momentâneo, pois você reencontrará seu bebê em questão de horas. É muito importante para a mulher trabalhar este sentimento. Se precisar, procure ajuda com um psicólogo;

– faça alguns testes com seu filho (a), deixando-o (a) com uma pessoa de confiança por algumas horas para ver se ele (a) se acostuma com a sua ausência;

– se possível, deixe seu bebê em uma creche. Especialistas aconselham, pois possui uma estrutura física que poderá aconchegar melhor a criança. Dê preferência às creches onde já estiveram alguns filhos de conhecidos e amigos, além de observar se há uma boa impressão da pessoa que cuidará do bebê. Na hora da escolha da creche, é importante observar os seguintes aspectos: espaço físico, limpeza, higiene, procedência dos profissionais que estão trabalhando no local, experiência;

Caso prefira ficar em casa, seguem algumas dicas do que você poder fazer:

– Orçamento familiar: o salário é indispensável. Se optar por um trabalho em casa, faça antes uma planilha de gastos da família. Converse com seu marido e veja a viabilidade. Estude todas as possibilidades, inclusive se não conseguir ganhar dinheiro. Alguns sacrifícios serão necessários, principalmente compras desnecessárias.

– Pesquisa: busque informações sobre a sua área, empresas que tenham a opção home office ou ainda negócios e oportunidades online como uma loja virtual, por exemplo. O ideal seria sempre buscar informações com especialistas ou empresas que auxiliem na administração de empresas ou negócios. O SEBRAE oferece vários planos de negócios para você montar uma empresa. No site deles, você encontra soluções para sua empresa, como abrir um negócio, como se tonar um MEI – micro empreendedor individua e, também, poderá fazer cursos online.

– Atualize-se: aproveite o tempo livre entre a amamentação e mantenha-se informada. Não se esqueça que mudanças acontecem todos os dias. Uma boa sugestão seria fazer um curso ou uma especialização online, investindo no seu aprimoramento profissional. Assim, quando retornar as atividades, você terá um ótimo currículo.

– Opções de trabalhos em casa:

1. Cozinheira – bolos, tortas, doces ou comidas congeladas são uma boa pedida.

2. Artesã – se você tem mão boa para trabalhos manuais, já pensou em fazer artigos para festas infantis? Ou então patchwork, porta joias, objetos em biscuit para vender.

3. Costureira – reformas, transformações, barras e até mesmo pregas e botões podem ser uma oportunidade para quem sabe costurar.

4. Loja – Montar uma Loja Virtual de baixo investimento de acordo com um segmento específico no qual você se identifique pode ser bem interessante. Pesquise antes como ser um micro empreendedor, emitir nota fiscal, etc.

5. Bloggueira – Muitas mulheres estão seguindo carreira de bloggueira, compartilhando informações úteis sobre maternidade, moda, tendências, decoração, saúde ou qualquer outro assunto de interesse. O importante é gostar de escrever, estar sempre em busca de informações pertinentes e com embasamento, criar um perfil adequado e começar escrever.

Curiosidades: A modalidade work at home moms, é muito forte na Inglaterra, no Japão, Canadá e nos Estados Unidos segundo o site bebe.com.br.  Algumas das principais funções para mamães trabalhadoras fora do Brasil são: escritora, datilógrafa, tutora online (professora com 30 a 60 min de aula online), professora em casa (creche), pintora, entre outras.

Deixe seu comentário